Merkabah - Chaves de Enoch
A Merkabah é uma Tradição Mística da Kabbalah, que retrata o Carro ou Trono de Deus. Este Trono ou Carruagem de D'us pode subir ou descer através de diferentes dimensões ou palácios celestiais conhecidos como os Hekhalot. Vários profetas e homens justos como Ezequiel e Enoch entraram em contato com o Divino através da Luz da Merkabah.
Como um veículo, ela é, então, uma maneira de reencontrarmos a nossa origem cósmica e evoluir, através dela, para a Luz. Através dela poderemos compreender aquilo que Cristo nos trouxe quando disse: "poderes maiores que os meus vocês terão quando forem ao Pai".
A Missão da Merkabah ou Ma'aseh Merkabah, abrange vários níveis:
- Estender a Vestimenta de Luz do Pai a novos universos recém-criados;
- Coordenar os comandos limiares nos universos dos Filhos-Paraíso;
- Evoluir e ressuscitar os universos Shekinah.
Reconstruindo assim até as menores partículas de ondas materiais dentro do Adam Kadmon, de modo que todos possam compartilhar do plano maior da criação contínua.
As Chaves de Enoch são maneira de ler e compreender esse processo. Enoch é um nome Hebraico - חנוך - que significa “homem” ou “humanidade” . Ele é tido como um patriarca Bíblico pré-diluviano e aparece na narrativa do Genesis duas vezes, sendo que na primeira aparição bíblica ele é o terceiro depois de Adam (Adão) pela via de Caim. Na Tradição, somos todos cainitas, ou seja, filhos de Caim: os caídos, tentando retornar ao Pai. Já na segunda, ele aparece como pai de Matusalém e avô de Noé e a ele é creditado no misticismo como sendo o arquiteto do Zion original , "a Ierusalém celestial de Yahweh".(gen 5:21 a 24).
Na segunda aparição na bíblia, ele é o sétimo desde Adam pela via de Seth e segundo o texto sagrado do Genesis ele é arrebato e anda junto com D´us: ”Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos; Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou.” (Gn 5:22-24).
Ainda na epístola de Judas aparece Enoch profetizando ”Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos...” (Jd 1:14). Com isto Judas cita o segundo capitulo do livro Etíope de Enoch, no exemplar mais antigo deste livro que data de 300 A.C.
Já em Qumram, no Mar Morto foram encontrados na Gruta 4, sete importantes cópias que foram comparadas com a versão Etíope tendo similitude mas com alguns pontos em discordância, como por exemplo, o fato do Livro Astronômico ser mais longo na versão Etíope (Copta).
O Gnosticismo primitivo o considerava um livro de revelações, sendo que na igreja ortodoxa Etíope ele faz parte do seu Canon. Já “O Segundo Livro de Enoch” como é conhecido, vem de uma versão Grega, sendo também conhecido como “O Livro Eslavo de Enoch”, tendo duas versões: uma longa e outra curta ou incompleta. Entre ambos exemplares, existem temas comuns como o arrebatamento de Enoch aos céus.
Caminhando para tempos mais atuais, aparece o Terceiro Livro de Enoch, em versão hebraica chamada de Sepher Hekhalot ou O Livro dos Palácios, representando uma coletânea dos livros anteriores, também com temas comuns aos outros, como a queda dos anjos e a guerra nos céus. Enoch, em seu livro, ensina a respeito da pré-existência do homem e em segredo profetiza a vinda do Cristo, o Messias.
Em tempos modernos John Dee e seu assistente Edward Kelley, no final do século XVI, trazem uma linguagem chamada de angelical, pois ela teria sido passada pelos anjos e era a linguagem usada por Adam no Edem. Ele ainda cita que o último humano a falar esta linguagem fora Enoch, que de acordo com os anjos teria escrito “Os discursos de Deus”. Este livro se perdera no Dilúvio de Noé. Em mãos com este alfabeto, John Dee com ajuda de Kelley, montou o seu livro intitulado "Loagaeth Liber"’ (Livro ou Fala com Deus), que serviu para montagens de rituais mágicos feitos por Aleister Crowley e a ordem da qual fazia parte, a Golden Dawn.
Hoje a busca por Enoch e seus ensinamentos é ressuscitada por J.J.Hurtak, que diz que foi levado aos céus e o conhecimento foi passado face a face com os Seres da Luz Supraluminar, trazendo a tona “O Livro do Conhecimento: As Chaves de Enoch”, que com uma linguagem científico-espiritual, passa as instruções de Enoch e de Metatron, para que possamos atingir a nossa auto-realização espiritual e adentrar nas dimensões da irmandade de luz através de uma regênese proposta como um DNA/RNA, com 64 combinações ou Chaves.
Reunindo os estudos realizados, buscamos através de práticas que envolvem práticas para abertura de Chakras, ativação das Sephiroth da Árvore da Vida em nosso corpo e alinhamento dos corpos sutis, um contato mais próximo com D'us, através do veículo multidimensional ou Carruagem da Merkabah e a sua Geometria Sagrada que abrimos na Ordem Mística Anpu, os estudos e práticas dos ensinamentos de Enoch, Melquisedeck e Metatron.
Como a estrutura do estudo propõe vivências práticas em todas as aulas e para o aluno em viver em particular fora da Ordem, aqueles que se interessarem podem participar do ponto em que decidir entrar, pois trata-se de um estudo contínuo que aborda a mesma essência por vários vieses.
Dentro da contextualização e explanação da Merkabah e das Chaves de Enoch, o professor traz conceitos pertinentes a cada aula, que falam de Hermetismo, Astrologia, Geometria Sagrada, Plantas, entre outros.
No Espaço OM Anpu / Núcleo Revisão, ele é aberta aos associados da Ordem Mística Anpu, que optaram por este estudo como atividade dentro da Casa e dirigida pelo instrutor Paulo Spada. A Associação tem uma taxa de manutenção de 120,00 mensais, onde o aluno pode optar entre 3 atividades semanais para associados:
- Segunda-Feira - Desenvolvimento Mediúnico (fechado para associados) - Horário: às 20:30
- Terça-Feira - Tattwa - Horário: das 19:00 às 20:30
- Sexta-Feira - Tattwa - Horário: das 19:00 às 20:30
- Sexta-Feira - Aula de Merkabah - Estudo do Pistis Sofia - Horário: das 20:30 às 22:00
- Sábado - Aula de Merkabah - Estudo das Chaves de Enoch - Horário: das 19:00 às 20:30
Para se inscrever e participar, preencha os campos abaixo enviando sua solicitação e interesse:
Informações sobre as Chaves de Enoch
SAIBA MAIS:
- A Terapia Reencarnacionista
- Personalidade Congênita
- Reforma Íntima
- Regressão Terapêutica
- Leitura Bioenergética
- Indicação de Fitoterápicos